20070713

Quem quer ir a Marte?


A Agência Espacial Europeia (ESA) está à procura de candidatos para três simulações de missões em Marte, que vão viver em isolamento durante um período que pode ir de 105 a 520 dias, noticia a Lusa.
Os «astronautas» serão colocados numa série de módulos com um volume total de 550 metros cúbicos, o equivalente a nove contentores, instalados no Instituto russo para os Problemas Biomédicos (IBMP), em Moscovo.
A ESA informou, por ocasião do salão de aeronáutica de Bourget, perto de Paris, que os «astronautas» apenas terão contacto com o exterior através de rádio.
Cada «tripulação» será composta por seis pessoas, duas europeias e quatro russas.
A ESA está à procura de 12 europeus para participarem nestes ensaios.
Ao longo destas missões, destinadas a testar o desafio psicológico que representa uma viagem a Marte, as cobaias serão confrontadas com as situações habituais de um voo de longa duração no espaço, tais como o trabalho, a rotina diárias e experiências.
Para tornar a experiência mais realista, os sinais enviados pelos «astronautas» demorarão 40 minutos a chegar ao Centro de Controlo ou aos membros das suas famílias, o correspondente ao tempo necessário para que uma mensagem transmitida de Marte para a Terra seja recebida.
Um primeiro estudo de 105 dias começará a meio de 2008, seguido de um segundo, e o de 520 dias deverá iniciar-se no final de 2008, início de 2009.
«O processo de selecção é comparável ao dos astronautas da ESA, se bem que neste caso exijamos mais dos factores psicológicos e da resistência ao stress do que do físico», pode ler-se em comunicado.
Os candidatos podem encontrar o formulário de inscrição no
site e deverão receber 120 euros por dia.
Um responsável do IBMP, Viktor Baranov, indica que o seu instituto já recebeu cerca de 150 candidaturas, das quais 19 de mulheres.
(fonte: Lusa)


Isto é a via oficial, quem quizer ir a Marte antes, pode contactar-nos por mail. Temos sempre lugares disponiveis...