20060502

NASA mete água


'E é habitual fazê-lo' segundo os responsaveis. É, segundo querem fazer saber, uma forma de treinar as missões no espaço. Nós, que estamos a viajar constantemente para zonas longínquas do nosso sistema solar, sabemos bem que é uma boa forma de treinar sim senhor, mas era bem mais barato irem connosco num dos nossos voos discretos pela galáxia.

Não é que a ESA não faça também treinos debaixo de água. Fá-los inclusivé nos Açores, daí as frequantes deslocações do JMA, co-escritor deste blog, àquele arquipélago. A principal diferença da ESA e da NASA no capitulo da formação de astronautas é precisamente a utilização, também, das nossas viagens para o treino avançado de pilotos.

Esta imagem que aqui deixo foi tirada no local de treino debaixo de água da NASA. Não fazemos ideia do que significa o coelho, mas podemos especular... Será a versão espacial (molhada neste caso) de tirar coelhos da cartola. É uma cartola futurística, mas andar no cosmos não é? Será que para ser piloto destes buggys lunares basta ser coelho? Ou é preciso ser coelho? Será um enigma do género 'Código de Da Vinci' e tem a ver com a espantosa capacidade reprodutora dos coelhos e um desejo antigo de colonizar outros mundos? Ou a foto terá sido tirada na Páscoa? Mas debaixo de água? Que ovos o coelho escondeu? De Taínha?

É um mistério, e se calhar a verdade nunca vai ser revelada...