20070713

Noticias da Estação de Santa Maria, Açores

A estação de rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) na ilha de Santa Maria, Açores, ficará operacional em Outubro, a tempo de acompanhar o lançamento do foguetão «Ariane 5», no início de 2008.
Ricardo Conde, supervisor da Edisoft, uma das três empresas portuguesas a trabalhar na estação, adiantou aos jornalistas que em Agosto será montado o restante equipamento tecnológico, ficando «tudo operacional» em Outubro.
No primeiro de dois dias de visita à ilha de Santa Maria, o Governo Regional visitou o Monte das Flores, o local escolhido para instalar a estação de monotorização e telemetrias de satélites.
No âmbito de um acordo estabelecido no final de 2005 entre Portugal e a ESA, a instalação da estação na ilha de Santa Maria vai acompanhar os lançamentos do foguetão «Ariane 5» e poderá, ainda, ser utilizada para outros lançamentos e para serviços de recepção e envio de dados.
Segundo o responsável, a estação de Santa Maria é uma das doze estações da ESA, distribuídas por vários pontos do globo, que vão monotorizar o lançamento do foguetão «Ariane 5» no início de 2008.
«Passados 18 minutos do lançamento, a equipa sedeada em Santa Maria irá transmitir os dados recolhidos em tempo real para a Guiana Francesa», afirmou Ricardo Conde, sublinhando que a estação açoriana vai acompanhar a «fase crítica» da operação.
A instalação da estação, que vai incluir uma antena com 5,5 metros de diâmetro e equipamentos de ponta distribuídos por três pré-fabricados, representa um investimento de um milhão de euros do Governo Regional.
A ilha de Santa Maria foi considerada a melhor localização no Atlântico para receber a estação da ESA de rastreio para o «Ariane 5», que vai cobrir todo o percurso desde o seu lançamento em Kourou (Guiana Francesa) até à acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS).
(fonte:Lusa)




Já há alguns meses que fomos contactados para iniciar os testes preliminares ainda este ano. Da nossa parte, metam lá o equipamento a trabalhar, que já falamos...