20051108

Por falar em STCs...

Por falar em STCs, lembro-me de uma vez que, durante uma folga na Terra, resolvi ir até ao EspaçoClube e alugar uma daquelas velhinhas naves que só atingem duas vezes e meia a velocidade da luz, vêm equipadas apenas com um iGPS e os tanques standard dão para chegar até à Próxima de Centauro (com vento solar favorável).
Como a próxima missão a Marte era só dali a um mês e meio, não tinha problemas de estourar com o limite mensal de horas e ter os gajos da Comissão Planetária de Aerospaço Civil à perna, resolvi dar um pulo até Plutão, para trazer umas caixitas de vinho.

Após sair da órbita terrestre, tentei contactar o SFMP (Space Filed Mission Plan), mas não sei se por causa da sombra da Lua, se por causa da tempestade solar, só passado Marte é que consegui o contacto. Plano metido, deixa lá contactar a frequencia IPC (Inner Planets Control). Escusado será dizer que estive 10 minutos à espera do código transponder, porque o SFMP não tinha dado entrada imediata do meu Mission Plan. Se com uns míseros 3.500 voos simultâneos é assim, imagino num dia em que todos os CFSs (Co-pilotos de Fim-de-Semana) resolvem tirar o pó estelar às naves...

Finalmente lá me autorizaram numa rota directa a Plutão a 2 vlux (velocidade da luz no S.I. - Sistema Interplanetário), o que não foi mau, e permitiu poupar os turbo-nucleo-propulsores (eu sei, estes 'chassos' velhos deviam fazer o upgrade para os plasmo-magneto-propulsores, mas o EspaçoClube é pobrezinho).
Lá consegui meter 6 caixas de vinho dentro da nave, o que não foi fácil, devido às alterações que este peso faz à posição do centro de gravidade (a descolagem foi conseguida após beb... deitar fora meia caixa, por causa do MTOM - Maximum Take-Off Mass).

Com esta brincadeira toda, já estava atrasado e arriscava-me a chegar à Terra depois da Lua estar em oposição ao Sol, o que me impediria de aterrar no EspaçoClube e me obrigaria a divergir para o Espaçódromo Interplanetário de Siac-Sac e ter que cravar uma boleia para casa (o meu auto-pod tinha ficado no parque do EspaçoClube). Ainda por cima, o STC de serviço na frequencia do IPC não me deixou ir directo à Terra mas sim via Júpiter e pela cintura de asteróides até à Terra. Que chatice!!! Tudo por causa do tráfego para Úrano, que está em Verão IASTA (Interplanetary Association of Space Travel Agencies)...

Tive que pedir 2.5 vlux ao STC, prego a fundo, para chegar à Terra antes da hora, o que consegui por menos de 5 minutos. Depois tive que ouvir o responsável da manutenção, que o reactor do propulsor direito isto, que as válvulas de by-pass do filtro do propulsor direito aquilo, bla bla bla... Eu sei que ele tem razão, mas não me estava a apetecer ter que ir para Siac-Sac e pagar as taxas de aterragem e estacionamento, para além de ter que esperar por boleia.

Da próxima já sei, ou fico em Plutão para o dia seguinte, ou limito a volta até Saturno, que sempre se pode aproveitar para dar umas voltinhas nos anéis (ou dar um pulo a Calypso e mandar uns shots goela abaixo)...