20051110

Viver na lua não é fácil...

A semana passada aproveitei e fui passar uns dias a Marte, porque o vício do ski não me deixa estar mais de um mês sem fazer uma escapada até às pistas do Monte Olimpo.
Arranjei um daqueles pacotes especiais que incluem 3 noites de hotel, meia pensão, forfait e transferes espaçódromo/hotel. Só não inclui o equipamento, mas também não é preciso, porque felizmente o fui comprando aos poucos (isto de piloto espacial não paga assim tão bem como as pessoas julgam).
Recomendo vivamente, a quem gostar de ski, tirar 4 diazitos e ir a Marte disfrutar das excelentes pistas e óptima gastromonia da zona do Monte (a 'Sopa de meteorito' é muito boa e recomendo o 'Bodião marciano guisado na Furna').
No dia de regresso, estava eu no espaçódromo da Bacia de Hellas, quando, pelos hologramas informativos espalhados por todo o terminal surge um aviso dizendo que, por razões operacionais, o voo Marte-Terra das 34:80HS (Hora Solar) estava com cerca de 3 dias de atraso...
Razões operacionais o tanas!!!! É sempre a mesma coisa!! Este voo faz parte de uma rotação Terra-Marte-Fobos-Deimos-Fobos-Marte-Terra, sendo o voo em que eu supostamente iria, o último da sequência.
Acontece que, nestas luas mais pequenas, as condições não são as melhores, nomeadamente em termos de tele-radio-ajudas, o que limita bastante a operação de e para esses lugares (a minha nave devia estar presa em Fobos ou Deimos).
A maior parte destas luas não tem GAGS (Gravitational Awareness Guidance System) e cada vez que as condições gravitacionais se alteram (seja pela passagem de um cometa, seja devido à interferência da cintura de asteróides), não há tele-radio-ajuda nas saídas ou chegadas, obrigando o espaçódromo a entrar em UGO (Unstable Gravity Operations) - estes procedimentos limitam o número de movimentos e normalmente significa um ou dois dias de atraso nos voos.
Já era tempo de equiparem esses espaçódromos com os equipamentos adequados. É que a malta da SSAA (Solar System Aerospace Administration) pensa que "ah! o Sistema Solar são os 9 planetas, o resto é paisagem..." e estão-se nas tintas para as luas e afins! Morassem eles em Deimos ou em Tétis, com apenas 3 ligações diárias aos respectivos planetas e que quando as condições pioram chegam a ficar meses sem voos, para ver se os espaçódromos não estavam já todos equipados com GAGS cat VI...
Voltando ao terminal e à minha espera pelo voo, lá consegui desenrascar um lugar de cockpit num cargueiro da MarEx e chegar à Terra apenas com meio dia de atraso. Mas não sem antes ter deixado uma reclamação dirigida à SSAA e às autoridades aeroespaciais de Marte. Não há pachorra...