20051111

A política em Alpha-Centauri

Por dos Sóis em Chiron
Da viagem que fiz a Vénus nestes últimos dias não há muito a dizer. Correu tudo bem e o tempo estava bom. De regresso passei pela Lua e não resisti a uns secretos de Porco Preto (do lado negro) bem regados com um vintage marciano.

Mas o que queria contar hoje é de outra viagem. Fui há tempos a Alpha-Centauri, o sistema mais perto do nosso Sol. Um sistema binário... perdão, triplo, mas a Próxima Centauri (que por acaso está mais perto do Sol) não tem planetas. Alpha Centauri A e B formam assim um sistema binário cuja Capital está em Chiron (na foto em cima, tirada ao por dos sóis), um planeta muito parecido com a Terra. Os seus habitantes chamam-se Zeriunos e a sua lingua é muito complicada de entender o que já tem provocado alguns incidentes diplomáticos. O seu sistema politico é que é verdadeiramente revolucionário e alvo que inúmeros estudos que já fizeram correr muita tinta por essa Galáxia fora. Chamaram-lhe Carocoroismo e basicamente consiste em tomar todas as decisões através de uma moeda no sistema Cara ou Coroa... Todos os habitantes têm uma moeda especial para tomarem as decisões do dia-a-dia, mas a moeda constitucionalmente aceite como decisora política está bem guardada e só pode ser utilizada pelo Presidente dos Zeriunos, que também é escolhido segundo este método numa mega-operação carocoroista que chega a durar um mês (que em Chiron dura 38 dias terrestres).

Com este sistema, à primeira vista, obstruso, os Zeriunos prosperaram. Claro que também existe crime, corrupção, delinquência, etc. Mas como nos tribunais as sentenças são tomadas na base do carocoroismo existe 50% de probabilidade dos criminosos serem condenados. E esta percentagem é muito superior à praticada na Terra. Há muito para lá do nosso sistema solar...