20051118

Neptuno é uma boa escala

As minhas desculpas pela falta de relatos mas andei algum tempo por fora, numa missão intercalar a Neptuno e só cheguei ontem. O voo em si não é digno de grande referência, com excepção da final na aproximação para a 'aneptunagem' , por passar perto da Great Dark Spot (uma tempestade semelhante à Great Red Spot de Júpiter, mas com metade do tamanho e ventos na ordem nos 600kts). Felizmente que o recém-instalado NAILS (Neptune Automatic Instrument Landing System) deu conta do recado e conseguiu pousar a nave sem grandes sobressaltos para a carga que transportava (500 cabeças de gado, a pedido de um fazendeiro tresloucado que resolveu instalar uma quinta em Neptuno, por dizerem que as vacas produzem mais neste ambiente específico...)
Entretanto, aproveitando o período de descanso, dei um salto até Thalassa, uma das 4 luas interiores de Neptuno, com apenas 80km de diâmetro mas famosa pelos seus tratamentos de talassoterapia. A rápida órbita desta lua em redor de Neptuno (dá uma volta em 7h30) e os químicos que compõem o solo tornam os tratamentos uma verdadeira delícia, melhores que em muitos sítios do nosso planeta.
Apesar de só ter um hotel (que ocupa, 40% da área de Thalassa, o restante é para o tratamento da água), este está muito bem equipado, sendo o único senão a fraca cobertura das redes 4G e iGPRS (a iGSM não é má, mas é muito lenta e tem muitos cortes).
Mesmo assim, recomendo a quem esteja de passagem por Neptuno e já esteja farto de contemplar os seus escuros anéis.